Objota O mundo orientado a objetos

Hello World em php

Posted on julho 5, 2010

PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor") é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na Web.

Algumas pessoas se confundem com php e javascript, desde já esclareço. PHP é uma linguagem que é executada pelo servidor web e o javascript é executado pelo navegador do usuário.

A linguagem surgiu por volta de 1994, como um pacote de programas CGI criado por Rasmus Lerdorf, com o nome Personal Home Page Tools, para substituir um conjunto de scripts Perl que ele usava no desenvolvimento de sua página pessoal. Em 1997 foi lançado o novo pacote da linguagem com o nome de PHP/FI, trazendo a ferramenta Forms Interpreter, um interpretador de comandos SQL.

A atual versão é a 5, que possibilita utilizar diversos recursos de orientação a objetos. E ela já está caminhando firme rumo a versão 6, com certeza com mais recursos ainda.

É uma linguagem, em essência, muito parecida com C e C++. E o detalhe é que seu compilador é feito em C. Está disponível para diversos sistemas operacionais: Windows, Linux Mac OS são alguns deles.

Neste artigo quero mostrar como instalar o php e publicar um simples exemplo de script em PHP. A plataforma que irei utilizar é windows.

Para começar vamos fazer download do xampp. Um aplicativo que instala em sua máquina todas as ferramentas necessárias para se iniciar um estudo de php sendo:

  • O compilador do php
  • Banco de Dados MySQL - e a ferramenta phpMyAdmin
  • E o todo poderoso servidor Apache

Além de alguns ítens de série, mas por hora não vem ao caso.

Entendendo as três coisas. O compilador lê o seu código interpreta e executa; O banco de dados armazena dados (que novidade); E o Apache é um software para servidores web que recebe requisições e devolve uma página para o browser.

Um exemplo de requisição:
www.google.com.br

Ou seja, requisição quem faz é o usuário através do browser.

faça download do xampp

Sua instalação é extremamente simples, vai apertando "Next" ou "Próximo" até ele instalar. No meio dessa história o instalador vai te perguntar onde arquivar o xampp, lembre bem onde ele será arquivado.

Depois de instalado, encontre a pasta xampp e dentro dela encontre a pasta htdocs, pois é lá que os scripts php devem ficar para que sejam executados.

C: CaminhoQueVocêEscolheu/xampp/htdocs

( "C:" também era um exemplo, você também pode instalar em outras partições de seu computador ).

Feito isso, já temos como fazer um Hello World. Podemos usar o bloco de notas para escrever o script, salvar com a extensão “.php”, porém profissionais da área utilizam ferramentas especializadas em lidar com esta linguagem, são as chamadas  IDE's,  ( Integrated Development Environment) - Ambiente Integrado de Desenvolvimento.

Existem vários editores no mercado, a maioria freeware. Eu utilizo ZendStudio, uma excelente ferramenta para desenvolvimento web, e vai bem além de php. Outra também para iniciar e nada mais que isso seria o Dreamweaver, mas ainda assim recomendo o ZendStudio.
Bom vamos ao "Hello World";

Inicie seu bloco de notas e digite:

<?php

echo "Hellow World";

?>

Salve este arquivo dentro do diretorio ( pasta)  htdocs com a extensão “.php”, pode ser com o nome teste.php

Depois disso, inicie seu browser e digite:

http://localhost/teste.php

Se tudo der certo você verá a frase "Hello World" escrito na tela do navegador.

Pronto, você já fez, provavelmente,  seu primeiro script em php.
Dúvidas ou sugestões deixem um comentário. Abraços 😉

Posted by Rodrigo Ireno

Comentários (1) Trackbacks (2)
  1. Estou estudando PHP pela primeira vez…
    Seu tutorial me ajudou bastante, pois eu aprendia os comandos, mas não conseguia testar sequer o Hello World!
    Muito obrigado


Leave a comment