Objota O mundo orientado a objetos

Uma introdução ao Python

Posted on novembro 11, 2011

Quando nos deparamos com um código em Python pela primeira vez é normal nos sentirmos confortáveis pelo modo em que ele é escrito, pela fácil leitura que se assemelha bastante sua sintaxe com C e Pascal, que são linguagens padrões do mercado.

Essa semelhança ainda é mais notável quando é comparada com C, muitas das palavras reservadas, identificadores e operadores vem do C, isso foi proposital.

O Python foi criado em 1991 por Guido Van Rossum, é comum ouvirmos que o Python é "orientado ao programador", isso porquê na época quando o Guido Van Rossum começou a desenvolver a linguagem o preço de hardware estava ficando barato e o programador estava ficando caro, com isso ele teve a idéia de criar uma linguagem para facilitar e abstrair algumas complexidades e trouxesse mais flexibilidade do que o C, para que o programador pudesse fazer projetos rápidos sem preocupações por exemplo com gerenciamento de memória.

É comum ver códigos python de 1 linha que precisam de 20 linhas em C para obter o mesmo resultado.

Muitas vezes o Python é taxado de minimalista por causa da sua facilidade de leitura e sua semântica simples.

Motivos para aprender Python

Interpretada

O Python é uma linguagem interpretada, ela roda dentro do interpretador, existem compiladores também como o Jython, o Pip e o IronPython.

Dinâmica

Os tipos de variáveis são definidos em tempo de execução

Tipagem Forte

Isso significa que as variáveis são fortemente tipadas, elas não aceitam um tipo de dado diferente do que ele foi inicializado, se eu somar 1+1 eu vou obter o resultado 2, em python se eu somasse 1+a eu obteria um erro.

Multiparadigma

Python pode ser programada de forma Procedural, Orientado a objetos e Funcional.

Identação como delimitador de blocos

Isso com certeza vai mudar sua vida, em outras linguagens se você não identa seu código, você tem uma leitura ruim dos códigos, no Python se você não identar você vai obter um erro de sintaxe.

Falta de identação no Python é erro de Sintaxe.

Espero que tenham gostado, e que tenha aberto o apetite de vocês para aprender um pouco mais dessa linguagem. Se você não sabe programar e ta afim de aprender, recomendo começar por aqui e acompanhar os nossos próximos artigos.

Qualquer dúvida que tiverem estou a disposição para responde-la.

Posted by Eder Freire

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Leave a comment

Sem trackbacks