Objota O mundo orientado a objetos

Arrays em java

Posted on junho 29, 2010

Deixando de lado ( só um pouco) as classes, vamos agora tratar de um elemento muito útil em qualquer linguagem de programação. O array.

Um array e um elemento que existe em praticamente todas as linguegens de programação, que é capaz de armazenar vários valores dentro dele. Sendo possível armazenar diversos valores dentro dele, tembém é preciso um modo de recuperar este falor, que é atravez de um índice.

Algumas linguagens possuem arrays de tamanho fixo e variável, que é o caso do java. Em outras como php o array tem tamanho sempre variável. Bom sendo assim vamos exemplificar como seria o armazenamento de valores dentro de um array, em java.
No java,  elementos não primitivos são objetos e todos os objetos devem ser inicializados com a palavra chave new. Para utilizar um array de tamanho fixo em java é preciso especificar seu tamanho durante a inicialização, veja:


int[] meuArray = new int[16];

 meuArray[0] = 23;
 meuArray[15] = 40;

Tomando nota do código acima, já é possível ter uma idéia de como funciona. Tenho um array de números inteiros, vamos aos detalhes.

Ao instanciar um array de tamanho fixo, é preciso determinar o número exato de elementos que ele poderá suportar. Neste caso o array suporta 16 números inteiros. Para poder referenciar um valor dentro deste array, eu utilizo a chave ou índice do array. É aquele [indice] abre-colchete :  índice  : fecha colchete. Sendo que a contagem dos índices começa a partir do zero, então o primeiro elemento está no índice 0, e o último elemento está no índice 15.

Veja que eu atribui um valor 40 ao índice 15, portanto meuArray[15] retornará a partir de então o valor 40.

Arrays são muito utilizados em conjunto com loops, estruturas de controle que repetem determinado comando. veja um exemplo:


//    Veja um exemplo com o loop for

int[] meuArray = new int[3];

meuArray[0] = 50;
meuArray[1] = 25;
meuArray[2] = 48;

// ou esqueça o feito anterior e faça assim..

int[] meuArray = {50, 25, 48};

// O resultado é o mesmo

for(int i=0; i < meuArray.length;i++){

 System.out.println(meuArray[i]);

}

//    O loop acima itera por todo o array e imprime na tela todo o seu conteudo.

Bom este é o exemplo de array de tamanho fixo, porém o java possui um array de tamanho variável, ou seja, você não precisa determinar um tamanho específico para ele. E é usado justamente quando não se tem certeza do que vem por aí para preencher o array.

Apresento, o ArrayList do  pacote java.util.ArrayList. Como ele faz parte de um pacote não incluso por padrão, ele deve ser importado com o comando import.

Mostrarei um exemplo completo no próximo artigo. desta vez com classes inteiras.

até.

Posted by Rodrigo Ireno

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. This is a great article. It’s not only well-written, it’s interesting and you have expressed your views beautifully. You have struck gold with this content.


Leave a comment

Sem trackbacks